Lindo"

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Culto do Evangelho o Lar


Culto do Evangelho no Lar


Vocês sabem o que é o Culto do Evangelho no Lar? É um grande presente que nos foi dado pela espiritualidade para nos manter orando e estudando os ensinamentos do Mestre Jesus em família. 


O que é?
É uma reunião singela realizada no lar, com as pessoas da família que aceitem e queiram compartilhar alguns minutos em elevada conversação sobre o Evangelho de Jesus. 
O culto do Evangelho no Lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação. 
Em época tão conturbada, e, quando as pessoas estão sempre correndo, aos espíritas cabe a tarefa de iniciar uma transformação dentro do lar, com aqueles que estão compartilhando a atual existência, transformação essa que, dentre outros fatores, também se inicia com o estabelecimento do Evangelho no Lar. 
Leiamos a mensagem de Guillon Ribeiro, através da psicografia de Júlio Grandi Ribeiro, publicada na revista "O Reformador", edição de novembro de 1977:
"Reviver o Cristo nas relações diárias da casa, ressuscitar Jesus pela veiculação do Evangelho a quantos se abrigam nas dependências do lar, é de transcedental importância num século de tantas mudanças sociais."

Como fazê-lo?
As pessoas da família que irão participar deverão escolher um local tranqüilo da casa, podendo ser à mesa ou na sala. 
Preparar antecipadamente o ambiente do lar, se possível com música suave para meditação. 
Preparar uma jarra com água para ser fluidificada pelos Amigos Espirituais que visitarão o local - trata-se da "fluidoterapia". 
Um dos participantes deverá efetuar uma prece inicial inspirada para a ocasião. 
Realizar a leitura de um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e, eventualmente, trechos de algum outro livro contendo mensagens espirituais inspiradoras. 
Comentar o assunto lido, devendo-se, sempre que possível, contar com a participação de todos os presentes. 
Após os comentários, antes da prece de encerramento, uma das pessoas deverá conduzir as vibrações do grupo - suas preces dirigidas ao Alto - em favor dos familiares e de pessoas outras que estejam em dificuldades, necessitando de auxílio espiritual. 
Fazer a prece de encerramento, também inspirada para a ocasião. 
Servir a água fluidificada aos presentes.
Importante: Não deve haver manifestação mediúnica em tal ocasião. 

Observações: O ideal é realizar o Evangelho no Lar uma vez por semana, no mesmo dia e horário. Não exigir a presença de familiares ou visitantes que não aceitem a prática do Evangelho no Lar. 

Quem pode participar?

Todos os que quiserem: não há restrições. "...Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estarei eu no meio deles." (Jesus)
"Do culto cristão do lar 
Nasce a fonte cristalina 
De bênçãos da Paz Divina 
De dons da Divina Luz!... 
Nele aprendemos a amar 
A dor, a luta, a alegria. 
E a iluminar cada dia 
Na inspiração de Jesus. 
Cultiva em teu doce abrigo 
A Sublime Sementeira 
Que te guarda a vida inteira 
No amor, na consolação... 
Sentirás, então, contigo, 
Sobre a crença que te abrasa 
O Evangelho vivo em casa 
E o Mestre no coração."
João de Deus
Muitos alegam falta de tempo ou qualquer outra desculpa para a não realização do Evangelho no Lar. No entanto, a realidade mostra que, infelizmente, o que está por trás desses argumentos é a falta de conhecimento dos benefícios de uma vida renovada à luz dos ensinamentos de Jesus. Meditemos sobre isso. 
Quando fazê-lo?
Uma vez por semana, observando-se o mesmo dia e horário de sempre, pois os Amigos Espirituais que estarão presentes assumirão um compromisso com o lar. 
Os Amigos Espirituais dos familiares inspiram a palavra, direcionam as vibrações, fluidificam a água e realizam outros benefícios, que nós nem ficamos sabendo. 
Uma recomendação importante é não interromper o Evangelho no Lar devido a telefonemas ou visitas inesperadas. No primeiro caso, avisar, com sinceridade, que está realizando o Evangelho no Lar, e que retornará a ligação posteriormente. Na segunda situação, convidar a visita a participar, e caso a pessoa não aceite o convite, receba-a mesmo assim, embora solicitando que aguarde o término da atividade. 
Converse com todos os que se dispuserem a participar. Verifique o melhor dia e horário para que todos possam participar, e inicie essa atividade, de alta importância para a felicidade do seu lar. 
Jesus no Lar

"Dedica uma das sete noites da semana ao 'Culto Evangélico no Lar', a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa. 
Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem de fé, enlaça a família e ora, Jesus virá em visita. 
Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família ora, Jesus se demora em casa. Quando os corações se unem nos liames da Fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo, e a saúde derrama vinho de paz para todos. 
Não aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável. Distende, da tua casa cristã, a luz do Evangelho para o mundo atormentado. 
Quando uma família ora em casa reunida nas blandícias do Evangelho, toda a rua recebe o benefício da comunhão com o Alto. 
Se alguém, num edifício de apartamentos, alça aos Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania. 
Não te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel, estudando com os teus filhos e com aqueles a quem amas, as diretrizes do Mestre e, quando possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa Nova e examina as dificuldades que te perturbam ante a inspiração consoladora do Cristo. 
Não demandes a rua, nessa noite, senão para os inevitáveis deveres que não possas adiar. Demora-te no Lar para que o Divino Hóspede aí também se possa demorar. 
E quando as luzes se apaguem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, a fim de que, ligado a ti, possas, em casa, uma vez por semana em sete noites, ter Jesus contigo." 
Fonte: Joanna de Ângelis, no livro "Messe de Amor", psicografado por Divaldo P. Franco.


Agora vou mostrar a caixa que preparei com muito amor para guardar os livros que utilizamos no nosso Culto do Evangelho:





Assim surgiu a idéia do projeto: todas as semanas, pouco antes do horários do Culto de Evangelho no Lar, começava a correria aqui em casa: Quem pegou o Evangelho pela última vez? Cadê o Vinha de Luz? E o Jesus no Lar? E começava a caçada aos livros. Um belo dia me deparei com essa caixinha de mdf em uma loja e pensei: pronto – acabou o problema! Vou fazer uma caixinha para guardar os livros utilizados no Culto do Evangelho, Tudo foi feito com muito amor, e aos poucos fomo nos disciplinando a pegar os livros, ler ou estudar e voltar a guardá-los na caixinha. Fica a sugestão.
Como fazer a caixa:
Material:
. 1 caixa de mdf
. lixa
. tinta pva branca
. tinta acrílica verde e branca
. guardanapo para decoupage 
. cola branca
. verniz
Modo de Preparo:
Lixe a caixa. Pinte com a tinta pva branca para a base.
Faça uma textura deixando um pouco der tinta pva de um dia para o outro em um recipiente aberto (usei um copo descartável) - o motivo: a tinta ficar mais consistente). Faça uma textura na caixa usando uma escova de dentes velha. Depois de seco, utilize as tintas branca e verde para criar o efeito desejado. Recorte o guardanapo, dispense as partes brancas e cole-o bna caixa. Depois de seco, envernize. Está pronta. 


Paz e luz! 
Laura

2 comentários:

  1. Laura querida seu blog é muito bonito ,tenho grande prazer em conhecê-la.Você coloca aqui lindas mensagens e a caixinha ficou uma graça.desejo a você um ótimo fim de semana e muitos seguidores .Se precisar de algo conte comigo.http://crismandarini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez obrigada, Cris!
    Paz e luz!
    Laura

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para embelezar o meu Jardim Secreto.
Paz e Luz!
Laura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...