Lindo"

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aula de Evangelização Espírita para o Carnaval - até 6 anos


Evangelização Espírita Infantil
Aula: Carnaval
Turma: Maternal – 
Faixa Etária: Até 6 anos
I – Prece
II – Colocar um cd com música suave, bem baixinho. Pedir às crianças que fechem os olhinhos e visualizem uma chuva de gotinhas de luz caindo sobre elas. Dizer às crianças que cada gotinha de luz que toca em seu corpo as enche de amor, alegria e paz.
III – Perguntar a cada Evangelizando o que sentiu  quando as gotinhas de luz toaram neles.
IV – Contar a seguinte estória:
O Jardim Encantado
Era uma vez um lindo e mágico jardim, que ficava na frente da casa de Joãozinho. Todas as criaturas que tinham o prazer de morar nesse jardim viviam em paz e harmonia. Havia várias fadas que cuidavam para que elas fossem muito felizes, e pudessem tornar a vida da família de  Joãozinho e das pessoas que passavam pelo jardim mais bela e alegre.        
Um dia a Rosa, que era muito vaidosa, falou para a Margarida:
- Estou cansada de viver todos os dias do mesmo jeito. Só trabalho, trabalho, exibindo minha beleza e perfumando esse jardim. Quando passa alguém, nunca fala “ai que rosa linda”, só dizem: “que lindo jardim”, estou farta.
A Margarida respondeu:
- Mas Rosa, minha amiga, ao acharem o jardim inteiro belo estão gostando de todos nós.
Só que a Rosa não se convenceu. Teve uma idéia: pelo menos uma vez por ano todos os moradores do Jardim deviam se esquecer desse dever imposto pelas fadas de trabalhar para embelezar e perfumar o mundo e cuidar só de si. Três dias de festa! Cada um poderia usar uma linda fantasia e só festejar! Falou com tanto entusiasmo que acabou convencendo a quase todos os moradores. As fadas, que assistiam a tudo de longe, se entreolharam preocupadas, mas resolveram só acompanhar de longe, tentaram ainda dizer às flores e animais do Jardim Encantado que aquilo poderia acabar mal, mas não foram ouvidas, e resolveram respeitar a vontade dos habitantes do Jardim.
Assim, chegou o dia! Dona Joaninha, Dona Formiga e o Sr. Besouro formaram uma banda que tocava uma música barulhenta. A Rosa, a Hortência, o Cravo e o Jasmim se esmeraram nas fantasias! A Rosa se achava tão bonita que pensou: quanto menos roupas eu usar, melhor, assim poderei mostrar toda a minha beleza!
Começaram a dançar. Dona Lagarta achou que a festa estava muito desanimada, então resolveu distribuir um pouco de bebida que deixasse todos alegres.
Mas a tal bebida fez com que todos os habitantes do Jardim que estavam naquela folia perdessem totalmente o senso de tudo! Começaram a brigar, chegando ao ponto de o Sr. Cravo ficar todo despetalado e ter que ir para o Hospital. O Jasmim, que era namorado da Hortênsia, dançou só com a Rosa, deixando a Hortênsia muito infeliz.
Assim, ao acabar o baile, o Jardim Encantado estava horripilante! As flores, antes alegres e vívidas, estavam tristes, machucadas e cansadas. Os animais não conseguiam se mover direito, estavam com dor de cabeça e tontos.
As fadinhas tiveram um grande trabalho para ajudar os habitantes do Jardim.  Mas o mais triste foi que Joãozinho, sua família e todos os que buscavam o refúgio do Jardim para se refazerem ficaram tristes e desamparados, porque ao verem o Jardim destruído  e coberto por aquela nuvenzinha negra, ao invés do halo de luz que sempre os ajudara!
A Fada Maior então reuniu todos os moradores do Jardim e explicou que não é errado festejar com os amigos,  mas devemos vigiar e festejar com alegria, ouvindo músicas boas que nos façam bem,  mas respeitando a nós mesmos e aos outros. Podemos nos enfeitar, mas nosso maior enfeite é nosso coração brilhante de amor!
V – Pedir a cada Evangelizando que pinte um habitante do Jardim, e montar o Jardim Encantado no Quadro.
VI – Dar a cada um um lápis com a Fadinha do Jardim Encantado, para que eles possam se lembrar em casa e na escola  que devem se divertir com responsabilidade e amor.
VII. Prece final.
Obs.: A aula e a estória são de minha autoria. Autorizo a reprodução solicitando o favor de obedecer à fonte e indicar este blog.
Paz e luz! 
Laura 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para embelezar o meu Jardim Secreto.
Paz e Luz!
Laura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...